Seguro automóvel, viagem e residência estão entre os mais contratados nos períodos de recesso
Se por um lado o corretor de seguros está cada vez mais procurado pela população. Por outro lado, a população também está mais preocupada em proteger seus familiares e bens. Essa mudança de comportamento está refletida também nos dados do setor. No ano de 2024 o setor ao todo cresceu 12,2%, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Mesmo com o crescimento constante, durante todo o ano, épocas como férias e feriados prolongados impulsionam ainda mais os seguros.
Segundo informações divulgadas pelo Aeroporto de Belo Horizonte, a expectativa do feriado prolongado deste mês de abril é que mais de 1 milhão de passageiros passem pelo terminal, um aumento de 7% em relação a abril de 2024. Um fluxo maior de viajantes também impacta o setor de seguros.
Se analisar os dados, os seguros que mais são acionados nesses feriados, também demonstraram destaque no último ano. Somente em 2024, o mercado de seguro viagem no Brasil alcançou um valor histórico que chegou a R$ 965 milhões em prêmios, com um crescimento anual de 13,11%.E o seguro residencial, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) também teve crescimento expressivo no último ano, com uma arrecadação de R$ 6,0 bilhões, aumento de 16,5% em relação ao ano anterior.
Para Antonio Carlos Fois, diretor regional Centro-Sudeste, a procura por seguro é constante de norte a sul do país, mas há quem veja a necessidade ainda mais presente nesses momentos de lazer. Isso porque, segundo ele, pessoas em feriados saem para viajar, se locomovem para outros lugares e ligam um alerta sobre o cuidado com seu patrimônio e saúde. “Para viajar tranquilo, o seguro viagem garante cobertura que vai desde o desvio de bagagem aos atendimentos de saúde. Para deixar sua residência protegida, o seguro residencial também é procurado, e no trânsito, sabendo que acidentes ou imprevistos estarão incluídos na apólice, o seguro auto passa a ser uma prioridade”, diz.
Contudo, o especialista lembra que essa “lista” de quais seguros são ainda mais indispensáveis quando há feriados assim, somente um corretor conseguirá personalizar, atender e orientar a contratação de forma assertiva. “Quando a pessoa busca essas coberturas ela deve contar com um corretor. É o profissional ideal para que o segurado possa ser orientado e tenha todo o suporte necessário para além de orçar as opções de seguros, também contar com as melhores seguradoras e suas necessidades de forma personalizada”, defende.
Danilo Matias, vai viajar com a família a partir de quarta-feira,dia 16 da próxima semana, esposa e dois filhos. Sairá do interior do Paraná e seguirá viagem até Minas Gerais. Ainda em finalização de contratação dos seguros, Matias já relata o que buscará. “Vamos viajar de carro e já possuo esse seguro. Mas já pedi uma cotação para seguro viagem, já que nosso plano de saúde só é regional e não tem cobertura em outro estado e viajar com criança é sempre uma caixinha de surpresas. Também aproveitei e pedi uma cotação de seguro residencial. Onde moro não é condomínio e tivemos problemas já com roubos e até encanamentos. Quem sabe tendo as opções certas, consiga também contratar essa cobertura e ir viajar mais tranquilo”, relata
A expectativa, segundo especialistas, está no primeiro passo. “Inicialmente o mais importante é a pessoa perceber que o seguro é uma necessidade e a partir daí interagir com o seu corretor de confiança para entender quais os seguros são ideais para sua realidade”, finaliza Fois.