Mesmo sendo minoria no mercado, os jovens corretores de seguros possuem benefícios diferenciados para o setor

Dedicação, inovação e adaptabilidade. Esses são só alguns atributos que os jovens podem trazer ao mercado segurador e o setor torna-se cada vez mais promissor para esse nicho. Lucas Campoi, da Campocor de Bragança Paulista-SP, corretora parceira da maior rede de corretoras de seguros do país, Lojacorr, tem apenas 19 anos de idade. É um jovem corretor que não se enquadra na maioria dos corretores de seguros no Brasil que, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a faixa etária dominante é a de profissionais com mais de 55 anos, que representam o total de 174,57% maior do que os profissionais com menos de 34 anos. Sendo 23.858 corretores com idade acima de 55 anos e 8.689 abaixo de 34 anos.
Segundo o Paolo Bonazzi, gerente comercial da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, o desafio de ter mais jovens corretores envolve diversos fatores. “Hoje há inúmeras opções de profissões no país que foram surgindo ao longo dos últimos anos. Desde influencers digitais e até profissionais ligados a novas áreas de tecnologia. Também se tem um fator relevante que em alguns casos ainda há o desinteresse da sucessão familiar dentro das corretoras e, por ser um setor sólido e mais experiente, há mais profissionais de outras faixas etárias e ainda está passando por transformações tecnológicas”, afirma.
Lucas completa também que há um obstáculo da pouca divulgação da profissão. “Não é uma profissão amplamente divulgada como uma opção atraente para quem está iniciando a trajetória profissional”. Ele também reflete que o medo da dificuldade de consolidação é um fator. “Não é do dia para noite que a gente constrói uma carteira de cliente, é um processo”, fala. Para ele, o jovem de hoje tem mais ansiedade e, como é um processo de construção de clientes, há essa resistência. “O jovem é muito ansioso com as coisas. Se uma coisa não dá certo em um, dois anos, em três anos ele já começa a desistir. Até menos ainda, em seis meses se o negócio não der certo ele já está pulando fora, está indo para outro negócio”, fala.
O mesmo defende Matheus Pineda Barroso da Atual Secure Corretora de Seguros, também parceira Lojacorr, com sede em São Paulo-SP. Ele explica que a dedicação influencia também na remuneração e que há esse receio da remuneração variável que a profissão traz, mas afirma que mesmo em tempos de crise, sempre há demanda. “O seguro é uma necessidade básica das pessoas, principalmente os seguros voltados para a área da saúde e tecnologia. E depende 100% do nosso trabalho, pois não temos ‘salário fixo’ , mas ganhamos comissões proporcionais aos seguros que vendemos. Ou seja, quanto mais vendas, maior a remuneração”, fala. Sendo assim um atrativo para jovens proativos.
Apesar do país possuir menos jovens nesse mercado, eles são profissionais diferenciados. Karen Schneid, da Schneid Seguros de Pelotas-RS e que também atua no Rio de Janeiro-RJ, é corretora parceira Lojacorr. Com 39 anos de idade, ela já soma mais de 20 anos de carreira. Para ela, o maior diferencial que os jovens trazem é a facilidade de usar as tecnologias e plataformas digitais. “Eles são mais ágeis no uso de redes sociais, ferramentas de CRM e outras tecnologias que podem ajudar no atendimento ao cliente e na prospecção de novos negócios. Temos um olhar mais moderno para o mercado e estamos mais dispostos a adotar novas formas de fazer negócios. Isso é extremamente valioso, pois o setor de seguros está se transformando rapidamente e quem sabe acompanhar essas mudanças sai na frente”, aponta ela.
Para Matheus, eles têm um diferencial que além de saber usar tecnologias, possuem a capacidade de aprender com agilidade, ter uma melhor comunicação com o público mais jovem e ainda ele aponta que eles conseguem se adaptar à flexibilidade no trabalho. “O jovem consegue criar sua própria rotina e trabalhar remoto ou híbrido com mais facilidade”, explica.
E um dos benefícios citados por Lucas é que o jovem que está começando desde novo a construir uma carteira de cliente, consegue desde cedo fazer e fidelizar clientes.
O que é preciso para mudar?
Para o gerente da Lojacorr, o primeiro passo é reforçar a informação, os treinamentos focados para esse público, a linguagem, adaptação para atrair mais os jovens. “Na Lojacorr já estamos focando nesse processo. Desde a linguagem em todos os materiais, a presença nas redes sociais, criação de campanhas e cursos com temáticas mais modernas até o estímulo da sucessão familiar. Queremos mais jovens empreendendo e crescendo como corretor. Isso faz diferença, pois eles são o futuro e estão alinhados com a nova necessidade do mercado”, afirma.