Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Seguros focados na saúde, na proteção residencial e profissional se destacaram em 2024

Alta procura foi impactada pela conscientização da população, retomada e desenvolvimento de setores, uso de tecnologias e preocupação com saúde e bem-estar

Foto: Freepik

O mercado segurador brasileiro, de modo geral, encerrou 2024 com resultados expressivos em diferentes segmentos, refletindo a adaptação das seguradoras e corretores às novas demandas da sociedade. “Foi um ano de obstáculos e apesar dos desafios, tivemos um crescimento significativo, impulsionado por uma maior conscientização da população sobre a importância do seguro, pela retomada de vários setores, pelas novas tecnologias, pelas novas estratégias de marketing e, principalmente, pelo fato do setor não ter só se mantido resiliente em 2024, mas por ter se reinventado e se adaptado rapidamente à realidade social e econômica”, aponta Luiz Longobardi Jr, diretor de Mercado e Distribuição da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país. 

Ainda de acordo com ele, na Lojacorr, alguns produtos receberam destaque. “Três produtos lideraram o total de prêmios líquidos em 2024: Seguro Saúde, Seguro Condomínio e o de Responsabilidade Civil Geral (RC Geral). Isso mostra como o setor está alinhado às necessidades de proteção das famílias, empresas e profissionais”, reflete ele. Além disso, o diretor reforça que a inovação tecnológica veio para fortalecer o papel do corretor tornando a operação mais eficiente e personalizada. “As tecnologias não substituíram o papel do corretor que se manteve como um consultor estratégico e indispensável”, fala. 

Sobre o seguro saúde, ele aponta que a alta demanda foi pela preocupação com a proteção à saúde e bem-estar e pelos cuidados médicos. “Sejam eles impulsionados pelas dificuldades de agendamento e tratamentos na saúde pública, os valores altos e a falta de cobertura ampla de alguns planos de saúde, a facilidade e personalização que hoje os seguros de saúde dispõem e até mesmo ainda os resquícios de preocupação pós-pandemia”, afirma. 

Já no Seguro de Condomínio, o destaque é atribuído pelo aquecimento do mercado da construção civil que, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), deve consolidar 2024 com um crescimento de 4,1%. Também o seguro cresceu, impactado pelo aumento de residências verticais e horizontais coletivas motivadas pela alta urbanização. “Apesar de ser um seguro obrigatório por lei, o crescimento foi pela alta procura e o diferencial desse produto é justamente a ação de um corretor que consegue oferecer um mix de carteira. Ou seja, não ofertando somente a cobertura básica do seguro condomínio, mas outras coberturas como o RC”, aponta Longobardi Jr.

E o Seguro de Responsabilidade Civil Geral seguiu em 2024 com o foco em proteger empresas e profissionais contra possíveis prejuízos causados a terceiros. “Foi incluído coberturas que acompanharam o avanço das atividades econômicas e a exigência por mais segurança jurídica em contratos e parcerias”, finaliza o diretor. 

Deixe um comentário